top of page
  • Foto do escritorLuciano Pentonga

Materiais a Ser Impresso Com Serigrafia

Plásticos


Aqui, também é aconselhável pré-testar se é material unidade ou, se for integrada por uma combinação de várias outras; por exemplo: um fólio de certo tipo de material, colado ou laminado contra um suporte de outro tipo de material.


O fólio do material a ser impresso pode ser tão elástico sob certas condições, que participa de todas as variações longitudinal do suporte em que foi aderido. Uma coisa muito semelhante também pode acontecer com folhas do mesmo material, que Eles foram preparados com um adesivo e vêm protegidos com um papel pela parte colada.


Este artigo é um complemento da aula 9 do curso de sublimação online da Heloart.



Uma exceção é feita de materiais à base de poliéster; nestes e como eles exibem altas estabilidades, uma forte variação da umidade do ambiente, resulta na formação de sacos ou danos causados? Por uma deformação do papel de proteção, superior ao que o material protegido permite.


As variações dimensionais dos plásticos causadas pelas variações temperatura ou umidade, não são muito generalizáveis.


Afinidade é, em geral, muito fraco e, portanto, as variações no conteúdo de a umidade apresenta uma dinâmica muito lenta; tanto que, muitas vezes, plástico deve ser submetido a condições ambientais, por muitas horas e até dias desde que, períodos mais curtos, não se exercitam influência no material.



As variações de origem térmica são mais importantes que as anteriores. Deixando de lado a quantidade das variações devido ao efeito da umidade, seu pequeno significado prático, nós então incluímos os valores de variação por efeito da temperatura, calculada em milímetros por metro folha linear, e causada por uma variação de temperatura de 5º C na faixa usual de temperatura ambiente.


Os dados da tabela anterior são válidos, como já foi dito, para o circunstâncias ambientais da sala de trabalho e não para maior temperaturas; por exemplo, os do túnel ou câmara de secagem ou os de um máquina de moldagem a quente.


Temperaturas acima de 30º C podem causar a formação de rugas permanentes em policloreto de vinilo mole; para 60º C, as variações dimensionais entram na ordem dl 0.7%, ou seja: cerca de 7 mm por metro linear e 1º C.


Como uma observação curiosa: PVC colorido duro é mais sensível a umidade do que o transparente.


Na impressão em suporte de folhas de "celofane" (folha transparente celulose obtida pelo processo de rayon viscose), deve ser Faça outras considerações. Este material, que não podemos incluir entre plásticos, tem uma natureza fortemente higroscópica, razão para variações de dimensões de alguma importância.


As precauções a serem tomadas, serão diferente dependendo se são folhas sem tamanho final (tipo de fólio PT), Protegido com verniz de nitrocelulose (tipo MSAT folio) ou com cloreto de polivinilideno (folio MXXT ou K).


Se você quiser fazer transcrições corretas, você pode usar o folha de acetato de celulose com a qual eles geralmente não parecem grandes dificuldades. Por exemplo: com o material "CELLIDOR" (acetato-butirato de celulose do "Cellido BspMH"), variações dimensionais de cerca de 0,7 mm por metro linear, para uma oscilação térmica de 5ºC; o variações motivadas pela influência da umidade são outra coisa importante


Será sempre produtivo, no trabalho de uma certa precisão, executar testes de comportamento diante das inevitáveis ??variações de umidade e temperatura Esses testes preliminares podem indicar a presença de variações dimensionais mensuráveis, muito antes do fato, irremediable observado no final da impressão completa.


Acrescentemos, finalmente, que os coeficientes de alongamento do plásticos, em comparação com papel, papelão ou celofane, são muito pouco perigoso.


Veja o post sobre sublimação na íntegra no link: curso de sublimação online da Heloart: https://cursodesublimacaoonline.com/

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page